Microcontroladores

Microcontroladores.

Antes de mais nada é preciso diferenciar um microcontrolador de um microprocessador, termos fáceis de serem confundidos apesar da grande diferença que há entre eles.

Um microprocessador é um circuito muito complexo, em forma de circuito integrado, que podem conter entre alguns milhares (Z80) a 7 milhões de transistores (Pentium II) ou mais. Estes transistores internos constituem os mais diversos circuitos lógicos: como contadores, registradores, decodificadores, e centenas de outros. Estes circuitos lógicos são dispostos de maneira complexa, dando ao microprocessador a capacidade de executar operações lógicas, aritméticas, e de controle.

Diagrama de blocos da arquitetura interna de um microcontrolador.

Diagrama de blocos da arquitetura interna de um microcontrolador.

Um microcontrolador é um circuito integrado que possui internamente um microprocessador e todos os periféricos essenciais ao seu funcionamento, como:

- Memória de programa – geralmente uma memória do tipo EPROM (memória apagável de somente leitura), onde serão armazenadas as informações de programa, ou seja, o que o microprocessador deve executar;

-Memória de dados – geralmente uma memória do tipo RAM (memória de acesso randômico), onde ficarão armazenadas as informações de dados que o programa ira utilizar, geralmente é utilizada para guardar um valor ou um flag;

-Dispositivo de seleção de entrada e saída – faz a comunicação das posições de memória com os pinos externos do microcontrolador;

Dispositivo de IO para o PIC 16C73.

Dispositivo de IO para o PIC 16C73.

-Temporizadores e Contadores – utilizados para contar tempo ou contar eventos;

Diagrama de blocos de um temporizador/contador para PIC16C73.

Diagrama de blocos de um temporizador/contador para PIC16C73.

-Clock – em alguns microcontroladores o gerador de sinal de clock é também acoplado ao microprocessador dentro do CI, ele tem a função de sincronizar todos os eventos de um circuito digital;

Exemplo de um circuito gerador de Clock externo.

Exemplo de um circuito gerador de Clock externo.

-Dispositivo controlador de interrupção – como o nome já diz, é este componente que controla os pedidos de interrupção para a CPU.

Lógica de interrupção de um PIC.

Lógica de interrupção de um PIC.

Microcontrolador.

PIC 12C509

O PIC 12C509 é um microcontrolador de 8 bits. Este tipo de microcontrolador faz parte da família PIC 12C5XX que são baseados na evolução da família PIC 16C5X.

Performance

Este CPU possui uma alta performance RISC (conjunto de instruções restrito), que é totalmente controlada por somente 33 simples palavras de programação. Todas as instruções levam apenas 1m s para serem executadas, ou seja, 1 (um) único ciclo do clock interno do PIC 12C509, que é de 4MHz. Possui internamente uma memória de programa, do tipo EPROM, de 1024 x 12, e uma memória de dados, do tipo RAM, com 41 bytes.

PIC 16C73

O PIC 16C73 da Microchip, é um microcontrolador de 8 bits que pertence à família de microcontroladores PIC 16C7X, esta família possui internamente, além de todos os periféricos mencionados anteriormente, um conversor A/D (Analógico-Digital), o qual foi de vital importância para o CTU (controlador de temperatura e umidade).

Características internas do microcontrolador PIC 16C73

-Controle total do microcontrolador com apenas 35 palavras de instrução, ou seja, com 35 mnemônicos é possível utilizar todas as funções do microcontrolador PIC 16C73 (todos os mnemônicos estão explicados detalhadamente no Anexo1);

-Alta performance RISC (conjunto de instruções restrito);

-Todas as instruções são executadas em um só ciclo de clock, ou seja, 200 ns para uma entrada de clock de 20MHz;

Relação entre o sinal de clock e o ciclo de instrução (cima). Exemplo de execução de uma instrução (de baixo).

Relação entre o sinal de clock e o ciclo de instrução (cima). Exemplo de execução de uma instrução (de baixo).

-Possui capacidade de interrupção, ou seja, sua rotina pode ser parada no instante que se necessitar;

-Memória de programa (EPROM) de 4K x 14;

-Memória de dados (RAM) 192 x 8 (192 bytes);

-Conversor analógico/digital – em alguns microcontroladores mais poderosos, como o PIC16C73, existe, ainda, um conversor A/D, ou seja, um circuito que transforma um nível analógico em uma palavra digital.

Características Elétricas do PIC16C73

O PIC 16C73, em suas características elétricas, também não deixa à desejar. Possui total proteção contra sobre-carga e proteção contra brown-out, ou seja, quando o nível de tensão é baixo demais para a segurança de suas ações, ele auto desliga-se.

Uma resposta para Microcontroladores

  1. Professor disse:

    O professor passou por aqui. Muito bom o site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s